O JESMA

Os Jogos Escolares de Santa Maria (JESMA) é uma promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria, realizado através da Secretaria de Município de  Esporte e Lazer. O evento busca garantir às escolas do Município a participação nas ações referentes ao esporte e ao lazer, sendo também uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas, de forma educativa e democrática.
É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.
No dia 16 de maio de 1986 foi inaugurado o Centro Desportivo Municipal “Dr. Miguel Sevi Vieiro”. Neste mesmo ano, no segundo semestre, aconteceu a 1º edição do JESMA. Estes jogos tiveram uma interrupção na década de 90, retornando em 2001, sendo que no ano de 2019 aconteceu a 19ª edição consecutiva. Durante este período tivemos um aumento significativo no número de escolas participantes, contabilizando em 2019, 83 escolas participando do JESMA (Jogos Escolares de Santa Maria), sendo 36 municipais, 30 estaduais, 03 federais e 14 particulares.
O JESMA envolve escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de Santa Maria. No ano de 2019 foram dirigidos aos alunos nascidos a partir do ano de 2002 e regularmente matriculados nas escolas de nosso município. Os jogos aconteceram nas modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Futebol de Campo e competições de Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa , Rústica  e Judô nos naipes masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil, envolvendo aproximadamente seis mil alunos.
Os jogos dos esportes coletivos foram realizados de segunda a sexta-feira nos ginásios das escolas inscritas, no Centro Desportivo Municipal (CDM), ORECO e Estádio Presidente Vargas  
O Atletismo aconteceu na PISTA DE ATLETISMO DO CEFD/UFSMI, o Xadrez no anexo ‘B’ do CDM , o Tênis de Mesa e Judô no GINÁSIO PRINCIPAL DO CDM. A Rústica  foi realizada no dia 20/10, em parceria com a UCRSM , contando com a participação de pais, professores e alunos.
 A Cerimônia de Encerramento, quando serão entregues os troféus para os campeões por modalidade, naipe e categoria, bem como os campeões na geral do ano de 2019 será realizada no dia 12 de marco de 2020, no THEATRO TREZE DE MAIO.
 E-mail: novojesmasm@gmail.com 
JESMA edição 2022 em construção.


 E-mail: novojesmasm@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário